quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bem-Vindo ao GEPFE


Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


Paulo Freire

Um comentário:

  1. Sem um sistema educacional cientificamente, planejado e com uma visão competente sobre os recursos humanos desta área tão nobre da sociedade brasileira, que é o professor, nosso país continuará a crescer, porém "desenvolver-se" só com EDUCAÇÃO FORMAL E SITEMÁTICA.

    O crescismento dos países ocorre de uma maneira o de outra , afinal no mundo globalizado que vivemos, é impossível a estagnação total de qualquer país, pois são levados neste rastro deixado pelas grandes potencias.

    Porém, "crescimento" é diferente de "desemvolvimento".

    Este é o que caracteriza, não os grandes países, mas sim as GRANDES NAÇÕES!

    E este paÍs , já está cansado de esperar, por uma autêntica revolução educacional como a que se propôs, sempre e como ideal de vida: PAULO FREIRE.

    ResponderExcluir